Tutorial de Navegação do Sistema de Avaliação para o professor
 


Este tutorial oferece algumas informações para facilitar a sua navegação no Sistema de Avaliação
para o Professor, de forma que você possa aproveitar todos os seus recursos no acompanhamento de
sua turma e na comunicação com a coordenação geral do Projeto.

 
 
 
 
  As alterações realizadas no ambiente do curso Gestão Escolar e Tecnologias, relativas aos dados de alunos, escolas e professores, poderão ser visualizadas no SAP após os horários de 6h e 20h.
 
 
 
1-Tela inicial – login do usuário
 
  Na tela inicial, exibida abaixo, digite o seu e-mail e senha utilizados no curso Gestão Escolar e
Tecnologias e clique na opção “entrar”.

 
 
  
 
 
Na tela seguinte, clique no botão indicado pela marcação vermelha e selecione
a sua turma para entrar no sistema.

 
 
  
 

Agora, você está na tela “Principal” do sistema.
Esse ambiente está dividido em cinco partes.

 
 
 Principal  Saiba mais...
  
 
  A página inicial do site é a porta de entrada do Sistema de Avaliação para o
Professor. Ela contém um resumo das principais informações do cotidiano educacional. Aqui
você também pode ler dicas, opinar e participar de enquetes.
Lembramos que durante toda navegação pelo sistema, a área à esquerda, que é composta
pela “Área restrita”, estará disponível para que você possa acessá-la sempre que achar necessário.
 
     
 
 Equipe Formadora  Saiba mais...
 
  Você usará essa área para indicar o nome do professor da turma e de seus monitores (se houverem).
Recomenda-se que o professor convide alguns alunos da turma para serem monitores e atuem
em parceria no desenvolvimento de suas funções.
 
     
 
 Quadro de Ações  Saiba mais...
 
  Nessa área serão descritas as ações propostas pelas equipes gestoras, durante o módulo 1.  
     
 
Quadro de Projetos  Saiba mais...
 
  Nessa área serão descritos os projetos apresentados pela equipe gestora ao final do módulo 4.  
     
 
Avaliação Final  Saiba mais...
 
  Use essa área para registrar a avaliação processual e final dos cursistas.  
 
 
 
  A concepção de avaliação da aprendizagem do aluno é coerente com uma abordagem de formação-na-ação realizada no contexto da escola. Portanto, a avaliação é processual, ou seja, considera a participação do aluno nas atividades desenvolvidas durante o curso e suas produções individuais e grupais.
 
 
 
Neste tutorial vamos orientar o preenchimento dos dados no ambiente, conforme a seqüência
em que devem ser preenchidos durante o curso:
Equipe formadora e Quadro das ações: No início do módulo 2.
Quadro de Projetos e Avaliação: Ao final do módulo 4.
 
 
 
 
  Os dados inseridos pelo professor nos dois primeiros itens são remanejados, automaticamente, para os formulários seguintes.  










 
 
    Principal
 
 

A página Principal é a porta de entrada do Sistema de Avaliação para o Professor. Ela contém
um resumo das principais informações do cotidiano educacional. Aqui você também pode ler dicas,
opinar e participar de enquetes.
Lembramos que durante toda navegação pelo ambiente, a área à esquerda, que é composta
pela “Área restrita”, estará disponível para que você possa acessá-la sempre que achar necessário.


 
 
  

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    Equipe Formadora  
 
Você usará essa área para indicar o nome do professor da turma e de seus monitores (se houverem).
Recomenda-se que o professor convide alguns alunos da turma para serem monitores e atuem
em parceria no desenvolvimento de suas funções.

No item “Equipe Formadora”, exibido na tela abaixo, preencha os campos:
 
 
 
  Equipe Formadora
Nome: Na opção indicada pelo nº 1, indique cada participante que compõe a Equipe Formadora (professor e monitores).

Cargo na SEE: Na opção indicada pelo nº 2, digite o cargo exercido pelo participante na Secretaria Estadual de Educação.
Após o preenchimento, clique na opção “enviar” e preencha o item “Quadro das Ações”.
 
    Recomendamos que estes dados sejam preenchidos no início do módulo 2.
 

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      Quadro de Ações  
 
Nessa área serão descritas as ações propostas pelas equipes gestoras, durante o módulo 1.
A página exibida abaixo está dividida em quatro partes: Grupo, Relatório, E-mail e Editar.

 
 
  
 
 
Grupo:
Na área indicada pelo nº. 1, são listadas as Escolas, Diretorias e Secretarias com
suas respectivas legendas [E], [D] e [S].

Relatório: Após o preenchimento dos dados de cada instituição no botão Editar, é possível visualizar
um relatório com dados de todas as Escolas, Diretorias e Secretarias listadas na tela, por meio da
área indicada pelo nº. 2. Na área indicada com o nº. 3 é possível visualizar um relatório individual
referente a cada Escola, Diretoria ou Secretaria que você optou visualizar.

E-mail: A área indicada pelo nº. 4 exibe o e-mail das instituições, após ser
preenchido por meio do menu Editar.

Editar: Na área indicada pelo nº. 5, você deve inserir e editar as informações das Ações de
cada instituição participante na sua turma.

Ao clicar em “Editar” é necessário preencher as cinco abas: Equipe Gestora, Ações,
Categorias da Ação, Envolvidos e Comentários.
 
 
 
  Equipe Gestora

Nessa tela você deve indicar o nome de cada participante da equipe gestora da instituição, escolhida para edição.

No campo indicado pelo número:

[1] Selecione o nome do representante da Equipe Gestora da instituição.

[2] Selecione cada integrante da Equipe Gestora, que irá junto ao representante gerir as atividades e ações da sua instituição.

[3] Preencha o e-mail da instituição, o que facilitará seu contato posterior, caso seja necessário.

[4] Preencha o telefone da instituição, o que facilitará seu contato posterior, caso seja necessário.

[5] Informe o número de estudantes atendidos pela instituição.

[6] Informe o número de computadores disponíveis na instituição.

[7] Informe como é feito o acesso à Internet na instituição.

[8] Informe o número de professores que atuam da instituição.

 
  No campo E-mail, informe o e-mail da instituição, tomando o devido cuidado para não cadastrar o e-mail pessoal de algum participante da equipe gestora. Dê preferência ao registro do e-mail institucional.
 

Neste momento ainda não é necessário “enviar” o formulário, pois deve-se editar as demais abas do “Quadro de ações”.
 

 
 
 
  Ações

Para acompanhar as ações propostas pelos gestores escolares, é preciso registrar os planos de ações.
Você deve incluir o plano de cada instituição seguindo a orientação dos números indicados na tela abaixo.

[1] Descreva sucintamente o plano de ações. Esse resumo é útil para facilitar a visualização das atividades desenvolvidas na instituição. Registrando a proposta de ação da equipe, você terá como acompanhar, quantificar e qualificar todo o trabalho, facilitando seus objetivos de avaliação.

[2] Informe se a ação proposta é uma ação de destaque, ou seja, que tem algum diferencial das demais propostas da turma, seja pelo envolvimento da equipe ou pelo tipo de ação que se propõe a desenvolver durante o módulo 2.

[3] Caso a ação seja de destaque, inclua o arquivo “acao_na_NOMEDAINSTITUICAO” que a equipe entregou no Portfolio do ambiente Gestores. Basta clicar no botão "Arquivo" ou “browse” , em seguida localizar o arquivo que foi salvo previamente em seu computador e inserí-lo no Sistema de Avaliação para o Professor (SAP).

Vamos continuar o preenchimento das páginas seguintes. Neste momento você ainda não deve “enviar” o formulário, pois é necessário editar as demais abas para o registro completo do Quadro das Ações de cada instituição.

 

 
 
 
  Categorias da Ação

A partir da proposta de Ação de cada equipe, informe na área indicada pelo número. 1, o tipo de ação que está sendo desenvolvida com o uso das TIC na instituição. É possível mencionar até três “categorias” para uma mesma ação proposta pela equipe gestora. Informe também na guia “sub-categoria”, indicada pelo nº. 2, a especificidade do uso das TIC.


    
Há possibilidade de escolher até três sub-categorias da ação para uma mesma “Categoria”. Caso sejam necessárias mais sub-categorias para representar uma mesma ação, repita a mesma categoria na opção que vem em seguida e selecione as demais sub-categorias.

Cada “categoria principal” tem atrelada a ela uma sub-categoria.
Clique aqui para visualizar cada “categoria”, e suas respectivas “sub-categorias”, para facilitar sua visualização e posterior preenchimento do formulário.
 
 
     
 
 
  Envolvidos

Na aba “envolvidos”, indicada na figura abaixo, você deve mencionar quais são os participantes envolvidos no desenvolvimento da ação.

Para a escolha do público envolvido, basta selecionar os nomes indicados no formulário. É possível que mais de um público seja selecionado de uma só vez.

 

 
 
 
  Comentários

Na aba “comentários”, indicada na figura abaixo, inclua, por exemplo, um depoimento sobre as habilidades dos participantes e o seu domínio sobre o uso da tecnologia, dificuldades, sucessos, enfim, experiências que contribuam para detalhar o perfil e as condições da instituição.

 
  Como a aba Categorias da Ação é editável, o sistema aparentemente apaga as informações após o envio dos dados. Entretanto, observe que as categorias e sub-categorias selecionadas continuam registradas na opção Relatórios.
 

Agora que você já preencheu todas as abas do Menu “Quadro de Ações”, clique em ”Enviar”.

Repita o procedimento para cada instituição participante na sua turma.
 
 
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   Quadro de Projetos  
 
Nessa área serão descritos os projetos apresentados pela equipe gestora ao final do módulo 4.
O item Quadro dos Projetos, exibido abaixo, está dividido em quatro partes: Grupo,
Relatório, E-mail e Editar.
 
 
 
 
Grupo:
Na área indicada pelo nº. 1, são listadas Escolas, Diretorias e Secretarias com
suas respectivas legendas [E], [D] e [S].

Relatório: Após o preenchimento dos dados de cada instituição no botão Editar, é possível
visualizar um relatório com dados de todas as Escolas, Diretorias e Secretarias listadas na tela,
por meio da área indicada pelo nº. 2. Na área indicada pelo nº. 3 é possível visualizar
um relatório individual referente a cada Escola, Diretoria ou Secretaria que você optou visualizar.

E-mail: A área indicada pelo nº. 4 exibe o e-mail das instituições, após ser
preenchido por meio do menu Editar.

Editar: Na área indicada pelo nº. 5, você deve inserir e editar as informações dos Projetos de
cada instituição participante na sua turma.
 
 
Ao clicar em “Editar” é necessário preencher as quatro abas: Projetos, Categorias do Projeto,
Envolvidos, Comentários
.
 
 
 
  Equipe Gestora


 
  Lembre-se que você preencheu previamente (no item “Quadro de ações”) os integrantes da equipe gestora e os dados da instituição de ensino, é por isso que na tela acima você irá visualizar esses dados já inseridos.
 
 
 
     
 
 
  Projetos

Tenha em mãos os projetos postados por cada instituição, no Portfolio do ambiente Gestores, ao final do módulo 4.

Você deve incluir o plano de cada instituição seguindo a orientação dos números indicados na tela abaixo.
[1] Descreva sucintamente o projeto apresentado pela equipe gestora da instituição que está tendo seus dados editados.

[2] Informe se esse projeto é o projeto de destaque na turma, seja pela atuação positiva da equipe gestora ou pela proposta inovadora de uso das tecnologias na gestão escolar.

[3] Inclua o projeto de destaque através do carregador de arquivos indicado pelo nº. 3. Basta clicar no botão “browse” ou "arquivo", em seguida localizar o arquivo que foi salvo previamente em seu computador e inserí-lo no sistema.
 
 
     
 
 
  Categorias do Projeto

A partir dos Projetos de cada equipe, informe na área indicada pelo nº. 1, o tipo de projeto que será desenvolvido com o uso das TIC na instituição. É possível mencionar até três “categorias” para um mesmo projeto proposto pela equipe gestora. Informe também na guia “sub-categoria”, indicada pelo número 2, a especificidade do uso das TIC no projeto.

Você pode notar que este formulário dispõe de até três “categorias” diferentes para mencionar onde está sendo empregado o uso das TIC. Informe também na guia “sub-categoria”, indicada pelo número 2, a especificidade do uso das TIC.

    
Há possibilidade de escolher de até três sub-categorias de projeto para uma mesma “Categoria”. Caso sejam necessárias mais sub-categorias para representar o projeto, repita a mesma categoria na opção seguinte e selecione as demais sub-categorias.

Cada “categoria principal” tem atrelada a ela uma sub-categoria.
Clique aqui para visualizar cada “categoria”, e suas respectivas “sub-categorias”, para facilitar sua visualização e posterior preenchimento do formulário.

 

 
 
 
  Envolvidos

Na aba “Envolvidos”, indicada na figura abaixo, você deve mencionar quais foram os participantes envolvidos no desenvolvimento do projeto. Para a escolha do público envolvido, basta selecionar os nomes disponíveis no formulário. É possível que mais de um público seja selecionado de uma só vez.



 
 
 
 
  Comentários

Na aba “comentários”, indicada na figura abaixo, inclua um depoimento sobre as habilidades desenvolvidas pelos participantes e a sua conclusão sobre o domínio do uso da tecnologia, dificuldades, sucessos, enfim, experiências que contribuam para detalhar o perfil e as condições da instituição.

 
  Como a aba Categorias do Projeto é editável, o sistema aparentemente apaga as informações após o envio dos dados. Entretanto, observe que as categorias e sub-categorias selecionadas continuam registradas na opção Relatórios.

 

Agora que você já preencheu todas as abas do Menu “Quadro de Projetos”, clique em ”Enviar”.

Repita o procedimento para cada instituição participante na sua turma.


 
 
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    Avaliação Final  
 
Use essa área para registrar a avaliação processual e final dos cursistas.

Na página “turma XXX”, indicada pela figura abaixo, você deve avaliar cada cursista da sua turma, lembrando que é necessário seguir os parâmetros mencionados no curso Gestão Escolar e Tecnologias.

Essa página está dividida em quatro partes: Nome do aluno, Status, Relatório e Editar.
 
 
 
  Turma XXX


Nome do aluno:
Indicada pelo nº. 1, você visualiza todos os alunos inscritos na sua turma.

Status: Indicada pelo nº 2, você visualiza o status do aluno (aprovado, reprovado, desistente), após ter editado os dados da avaliação.

Relatório: Após a edição da avaliação final dos alunos, é possível visualizar um relatório com dados de todos os alunos da turma, na área indicada pelo nº 3. Na área indicada com o nº 4 é possível visualizar no ambiente um relatório individual referente a cada aluno.

Editar: Indicada pelo nº 5, é necessário editar as informações de avaliação dos respectivos alunos selecionados.

Na tela seguinte siga as orientações pelos números indicados para editar as notas finais.

[1] Participação: Atribuir uma nota de 0 a 10
Critérios: Participação em fóruns e realização das produções individuais
- Interação focada na questão principal do fórum;
- Interação que complementa, questiona e/ou aprofunda a idéia de outro participante;
- Participação que mostra compreensão dos conceitos e práticas discutidos/apresentados no curso.

[2] Memoriais: Atribuir uma nota de 0 a 10
Critérios: Memoriais reflexivos
- Reflexão coerente com o processo de aprendizagem apresentado durante o curso, apontando os aspectos indicados no respectivo roteiro.

[3] Ação: Atribuir uma nota de 0 a 10
Critérios: Ação realizada nas escolas durante o Módulo II
- Envolvimento do grupo na realização da atividade;
- Ação efetivada na escola conforme possibilidades concretas de sua realidade;
- Pôster de apresentação com as características da ação realizada;
- Apresentação de análise da ação coerente com os conceitos trabalhados no curso.

[4] Projetos: Atribuir uma nota de 0 a 10
Critérios: Projeto gestão das TIC na escola
- Envolvimento de todo o grupo na realização da atividade;
- Projeto elaborado no coletivo da escola e entregue em data agendada previamente, apresentando coerência com os conceitos e práticas discutidos no curso e com as demandas da comunidade escolar.

[5] Resultado Final: Média aritmética das notas atribuídas nos quatro critérios anteriores.

[6] Freqüência: Atribuir porcentagem de freqüência a partir orientação que segue.

Orientação para Atribuição de Porcentagem da Freqüência
     
Módulo 1 presença (lista de freqüência)
20%
Módulo 2 participação em fóruns e acesso ao conteúdo (dados do ambiente virtual e da planilha de acompanhamento)
40%
Módulo 3 presença (lista de freqüência)
20%
Módulo 4 co-autoria no projeto e entrega da síntese do memorial
20%

[7] Situação: Podem-se atribuir 3 situações diferenciadas na avaliação final do aluno:

Aprovado: alcançou a média de nota e freqüência para aprovação.
Reprovado: não alcançou a média de nota e/ou freqüência para aprovação.
Desistente: o aluno freqüentou o curso até o módulo 2 e não deu continuidade.

[8] Vínculo Empregatício: Selecione uma das opções disponíveis.
 
  É muito importante que no decorrer do curso o professor registre na planilha de acompanhamento o processo de aprendizagem dos alunos por meio das atividades realizadas. Este registro é de grande valia para a atribuição da avaliação final.

 
 
 
 
 
  Planilha de acompanhamento


Perceba que no item Avaliação Final, você pode incluir as planilhas de acompanhamento qualitativo através da aba “Planilha de Acompanhamento”, conforme indica a imagem abaixo.

Para publicar essas planilhas no ambiente, basta acompanhar as indicações numeradas.

[1] Upload: você deve selecionar o módulo que diz respeito à planilha a ser publicada no ambiente. Clique sobre o botão "arquivo" ou "browse" e carregue a sua planilha no sistema.Lembre que primeiro você deve ter a planilha salva seu computador.

[2]Planilha do módulo: Confira as planilhas que já foram disponibilizadas por você.

Clique em seguida no botão “Enviar”.

 
 
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